quinta-feira, 30 de julho de 2009

Decisão, difícil tarefa para o cristão

Por Carla Barbosa Santos

De alguma forma, muitas pessoas (para não dizer todas) encontram algumas dificuldades em viver a vida humana. Decidir o que fazer com a própria vida é uma dessas preocupações.

Como ser humano, temos que ter habilidades para sobreviver, que exige de nós grandes esforços diários, pois não é nada fácil acordar, escovar os dentes, tomar banho, vestir, calçar, pentear, perfumar, alimentar, trabalhar, estudar e todas outras atividades que dia a dia temos que praticar. Esta é uma das partes que nos cabe como pessoas que têm a necessidade de viver no mundo.

Uma outra parte que temos que vencer dia após dia são os nossos medos e tantos outros sentimentos que nos afligem a alma. Mas, para isso, contamos com uma ajuda do próprio Jesus, ao nos deixar uma palavra de motivação em João 16.33b, que diz: “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Até aqui estamos falando de pessoas como eu e você que habitam no mundo e que em alguns momentos vivem dias difíceis, mas que têm coragem para alcançar a vitória através de Cristo Jesus.

Mas, e quando nos faltam forças para lutar? E o que fazer quando a tristeza, a mágoa, a preocupação, a solidão, o desprezo, os problemas financeiros, emocionais e familiares nos atormentam? O que fazer quando estou indeciso? Qual a profissão curso, namorada (o)… Enfim, que escolha devo fazer quando tenho que optar por uma coisa dentre tantas outras?

A Bíblia nos apresenta algumas orientações para fazermos escolhas eficazes, principalmente aquelas mais complicadas. Digo “complicadas” porque não são fáceis e muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que fazer para agir corretamente. E, infelizmente, se algumas vezes não estivermos atentos, vigilantes, “ligados”, acabamos por optar pela mais desastrosa e consequentemente colher os frutos resultantes desta escolha.

Imagine por exemplo que, certo dia, temos a oportunidade de encontrar aquele alguém que há muito tempo estamos muito, muito “afim”, que é super interessante e que nos “enche os olhos”. Um lindo dia, daqueles que parece que tudo está sendo perfeito, esta pessoa nos faz uma proposta que está fora do que a Bíblia nos ensina. E aí, o que fazer? Fugir? Dizer não? Dizer sim? Pagar para ver?

Temos muitas opções para agir no momento de uma escolha difícil como esta, só que há versículos bíblicos que nos dão uns “toques” muito especiais. Um deles nos diz em 1 Tessalonicenses 5.21,22: “julgai todas as coisas. Retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal”.

Utilizando este versículo para responder às perguntas do exemplo acima, podemos afirmar que você é responsável por suas escolhas diante de Deus. Então, olhou para “aquela pessoa” e julgou que a proposta saiu fora “um pouquinho ou um poucão” do que você leu, estudou, ouviu, cantou (para Deus, para Jesus e para o Espírito Santo), olhe bem para a pessoa e nestes segundos que antecedem a sua resposta, dê a você muito valor! Afinal de contas, não é por acaso que “aquela pessoa” te procurou e fez a proposta! Após “se achar um pouquinho”, a melhor escolha é se conter.

Diga NÃO a toda proposta que não está em acordo com a Palavra de Deus. Sabendo que você é muito valioso e dentro de você habita o Espírito Santo de Deus. E responda sempre “SIM” à pergunta que a Bíblia nos faz em 1 Corintios 3.16: “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Para ter certeza do que é bom e mau, temos que nos dedicar dia a dia. Buscar a presença de Deus e conhecer a Sua Palavra. Pois só temos como decidir por escolhas funcionais, quando decidimos primeiro entregar a nossa vida por completo a Deus, aceitando o seu filho Jesus como nosso Salvador e Senhor. Também, quando oramos pedindo a Deus que nos oriente ao tomar uma decisão.

De igual forma, quando estudamos e meditamos na Palavra de Deus, tudo o que Ele diz ao nosso respeito. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).

Desejo assim que você e eu cresçamos em graça, conhecimento e amor. Escolhendo sempre o que é bom, lembrando que podemos fazer todas as coisas, mas tem algumas que é melhor nem pensar em fazer.

1 Coríntios 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.

1 Coríntios 10.23: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.

Que Deus nos abençoe na graça e na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Que Ele nos dê sabedoria para escolher, decidir, comportar e pensar.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Ficar" ou não, uma questão de caráter cristão


Por Átila Corrêa

Hoje em dia, é comum, nas conversas de adolescentes e jovens não-crentes, a palavra "ficar": "Ah, fiquei com três minas esse final de semana!" Ou, então: "Amiga, fiquei com o gato [não o felino] do meu vizinho!"... Para a sociedade atual, o ficar é encarado naturalmente, e, mesmo alguns adolescentes e jovens cristãos, o veem da mesma maneira. Porém, estes deveriam se afastar dessa prática tão perigosa para sua vida espiritual. Por quê?

Primeiramente, é bom termos em mente que a sociedade atual está irreversivelmente corrompida. É como escreveu o apóstolo João: "[...] todo o mundo está no maligno" (1 Jo 5.19). Portanto, é correto afirmar que, querendo ou não, essa mesma sociedade acaba influenciando o comportamento do indivíduo.

O pastor Ronaldo Fonseca, em seu livro Juventude em Crise, editado pela CPAD, diz que "a sociedade é composta por inteligentes, leigos, bons, maldosos, ricos, pobres, céticos, capazes, etc. Esse conteúdo incompreensível tem deixado jovens cristãos sem saber o que realmente são no contexto da sociedade hodierna. A juventude evangélica tem se mostrado enfraquecida diante das circunstâncias que exigem uma definição de conduta e testemunho, os quais sejam condizentes com os ensinamentos de Cristo" (p. 28). Diante deste quadro, muitos jovens e adolescentes cristãos têm tido dificuldade para suportar as tentações e ter a capacidade de revelarem-se como verdadeiros cristãos, na escola, trabalho, condomínio, etc.

O ficar tem sido um desses problemas enfrentado por esse grupo tão peculiar da Igreja. Ele é um relacionamento rápido, superficial, que não está ligado a compromisso ou continuidade. Nele, responsabilidade não tem vez, pois você pode curtir todo mundo numa boa. Afinal de contas, ninguém é de ninguém! O negócio hoje é "liberdade"! Essa história de namoro sério em casa é coisa do passado!

No ficar, tudo é permitido, e, na maioria das vezes, muitos se entregam às sensações eróticas, resultando em relações sexuais fora do casamento, que têm trazido graves males aos seus praticantes e mesmo à própria sociedade: doenças sexualmente transmissíveis (dentre elas, a AIDS), gravidez na adolescência e fora do casamento... Enfim, essa sociedade moderna tem dado grande ênfase à sexualidade, que tem sido grandemente explorada pela mídia. Satanás, através da moda do ficar, tem feito com que muitos caiam em sua rede, se afastando dos caminhos do Senhor.

Também não há lugar para o respeito no ficar, pois ali há um jogo de interesses egoístas. O pastor Jamiel Lopes diz que "quem 'fica' dificilmente respeita o outro. Pensa apenas em si mesmo e na satisfação dos seus desejos". Ainda segundo ele, "é comum pessoas 'ficarem' em uma festa e, no dia seguinte, ignorar uma a outra. Esses encontros são, na maioria das vezes, seguidos de intimidades. É estranho como alguém pode se entregar às carícias e intimidades com uma pessoa que acabou de conhecer" (Apostila do Encontro GeraçãoJC, p. 2 – grifos nossos).

Outro ponto importante para aqueles que gostam de ficar é que acabam perdendo a confiança. É difícil alguém que passou "de mão em mão" ser procurado para um relacionamento sério. Acabará ficando para o titio ou titia!

Portanto, como você pode observar, a questão do ficar está diretamente ligada ao testemunho cristão. Não é costume antiquado de igreja, nem perseguição de seu pastor! O ficar está totalmente fora dos princípios bíblicos, e quem se deixa levar por seus aparentes atrativos está a satisfazer a vontade da carne, ou em outras palavras, a do próprio Adversário!

Adolescente e jovem cristão, não se curve aos apelos do mundo para que você faça parte do "fica-fica". Fique sim, mas com Jesus! Deixe que te zoem, isto não importa! O que realmente importa é agradar a Jesus (Gl 1.10; Cl 3.23). Não se deixe influenciar por essas práticas, mas procure a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1,2).

No demais, não tenha pressa. Ore, coloque suas necessidades nas mãos do Senhor e Ele estará preparando a moça ou o rapaz certo, sob medida para um relacionamento sério e eventual casamento. Não precisa ficar "degustando" aqui e acolá. Uma hora isso pode te dar uma baita indigestão espiritual! Espere em Deus (cf. Sl 40; Ec 3.1). Ele tem preparado grandes bênçãos para os Seus filhos, uma delas é o casamento. Sobre ele falaremos no próximo artigo. Até lá!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Adoração

Por Júlio César Ferreira Leite

No Antigo Testamento, adoração é o ato de se prostrar, reverenciar. Exemplos: "Então, o rei Nabucodonosor caiu sobre o seu rosto, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e perfumes suaves" (Dn 2.46). "Então, inclinou-se aquele varão, e adorou ao SENHOR" (Gn 24.26). Quando eu adoro, estou reconhecendo a soberania de Deus, estou proclamando a Sua grandeza; não apenas de lábios, mas também com a minha vida.

A mulher samaritana estava preocupada sobre onde adorar. Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam ao Pai em espírito e em verdade. Aquela mulher não tinha o caráter de Deus, já havia passado por cinco casamentos; mas bastou um encontro com Jesus para sua vida mudar e ela passar a ser uma proclamadora de Seu reino.

Você também pode ser um verdadeiro adorador! Basta aceitar a Jesus como seu Salvador e obedecer aos Seus estatutos.

O que não é adoração

Ritmo musical – Está relacionado à cultura local. O fato de uma música ser lenta ou ter um estilo ritmado não determina se ela é ou não adoração. (A despeito de que deve haver um bom senso para não secularizarmos o louvor, provocando escândalos, desordem, indecência e mundanização).

Extravagância – Segundo o dicionário Michaelis, extravagância significa: "Qualidade ou aquilo que é extravagante; excentricidade; esquisitice; libertinagem". Mas o adjetivo tem sido usado para definir uma adoração supostamente "espiritual". De acordo com Robert L. Brandt, a palavra adoração denota reverência, temor do Senhor e veneração. Trata-se de uma demonstração de amor. Há como "casar" adoração e extravagância? É claro que essa expressão - em decorrência da secularização de muitas igrejas - é mais do que aceita no meio evangélico, mas gostaria que você refletisse sobre a grande incompatibilidade que há entre os dois elementos.

Ritual – Muitas pessoas acham que o ritual está ligado à verdadeira adoração, mas isso não pode ser verdade, pois o Senhor falou através do profeta Joel (Jl 2.13a): "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus". Rasgar as vestes - se lançar ao chão -, qualquer pessoa pode praticar esta ação. Agora, rasgar o coração é algo profundo e íntimo. O ritual é algo exterior, e muitos o praticam para chamar a atenção dos homens, e não louvar a Deus.

Adoração é de dentro para fora, em espírito e em verdade (Jo 4.23). Tudo que foge dos parâmetros bíblicos não é adoração. Uma pessoa que não obedece aos Seus estatutos é mentirosa, e não adoradora (1 Jo 2.3,4). Que estas palavras possam contribuir para o bem estar de tua vida.

domingo, 12 de julho de 2009

Culto de ação de graças

Olá, adolescentes!

Sabemos que vocês já não faltam a nenhum culto, e alegram-se em ir à casa do Senhor. Mas queremos fazer um lembrete: hoje é culto de ação de graças pelos novos ministros de nossa igreja. "O que é isso?", você deve estar pensando. É que ontem, na 92ª (qualquer dúvida, pronuncia-se "nonagésima segunda") AGO (que quer dizer Assembleia Geral Ordinária) da CADEESO (nossa querida Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros), houve a consagração de 92 (curiosamente, o mesmo número da edição da AGO) novos obreiros.

Dentre eles, estavam muitos irmãos de nossa igreja. Vários obreiros foram consagrados a evangelistas e outros nove evangelistas trocaram suas credenciais para pastores. Vocês sabem que, na Assembleia de Deus, temos cooperadores (ou auxiliares), diáconos, presbíteros, evangelistas e pastores. Portanto, não falte ao culto de hoje à noite, no templo sede, às 19:00h, onde celebraremos a Deus pela vida dos novos ministros do Evangelho que ajudarão no progresso da obra de Deus.

Quem sabe, no meio dos novos ministros, esteja seu dirigente ou líder. De qualquer forma, o evangelista (agora, pastor) Luiz Armando Quirino - nosso conselheiro e articulista deste blog -, o presbítero (agora, evangelista) Júlio César Ferreira Leite - articulista deste blog -, o evangelista (agora, pastor) Renato Pirovani - 1° vice-presidente de nossa igreja e articulista deste blog - e o evangelista (agora, pastor) Sidinário Rocha - 2° vice-presidente de nossa igreja - estão entre os consagrados.

Venham prestigiar os nossos irmãos e adorar a Deus juntamente conosco. Esperamos por vocês. Abraços e a paz do Senhor!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Esperar em Deus é o melhor


Por André Gomes Quirino

"Que demora!", "Por que esperar tanto?", "Estou cansado de esperar!", "Meu Deus, até quando?", "Minha paciência está acabando!", "Vou chorar, estou ansioso!"... Você já disse ou pensou alguma dessas frases? Com certeza, já, não é? Tudo aquilo que queremos, queremos para já! Nós oramos: "Senhor, faça a Tua vontade", e simplesmente esquecemos disto. Porque a vontade de Deus inclui o tempo de Deus. Aí é que está: Esperar! Que palavrinha difícil...

É difícil esperar, não é? A adolescência é uma fase marcada pela ansiedade. Para passar todo esse nervosismo, vamos procurar, então, ajuda na Bíblia, a Palavra de Deus. Então, nos deparamos com 2 Pedro 3.8: "Um dia para o Senhor é como mil anos e, mil anos, como um dia". A reação imediata ao ler isso é clamar: "Misericórdia!" Fomos ler a Bíblia para encontrar consolo e nos deparamos com uma palavra dessa? Isso quer dizer, então, que o que estamos esperando vai demoraaaaaar? Talvez.

Deus tem o tempo certo para agir, Ele sabe a consequência de tudo. Então, Ele sabe o que vai acontecer se fizer com que o que você tanto espera seja concretizado hoje. Talvez, o resultado não seja bom. Por isso, Ele resolve adiar um pouco. Talvez, Ele está testando sua fé e melhorando-a. Mas Ele não nos faz passar por situações que não possamos suportar (é a Bíblia que diz isto!) Por isso, antes de dizer: "Eu não aguento mais", lembre-se que você aguenta sim. Só mais um pouquinho. Não importa se, no seu ponto-de-vista, vai demorar ou ser rápido, Deus tem o tempo certo para agir. E o tempo dEle é o melhor. Nosso relógio humano costuma estar adiantado, mas o Deus está sempre na hora certa.

Aquilo que julgamos que poderia ser feito em um dia, Deus pode fazer em "mil anos" e aquilo que julgamos que poderia ser feito em "mil anos", Deus pode fazer em um dia. Deus tem o tempo certo para agir. Tudo bem. Entender isso é fácil, o difícil é colocar isso na cabeça e não ficar ansioso, não é? Afinal de contas, por que esperar e como não ficar ansioso?

Quando não ficamos ansiosos, o tempo passa mais rápido. Na ânsia de obter algo, o tempo parece que não passa. Mas, na tranquilidade devido à confiança de que tudo vai dar certo, o tempo parece que voa. "Tudo tem o seu tempo", diz a Bíblia (Ec 3.1a). E ela ainda completa: "[...] e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz" (vv. 1-8). Às vezes, desejando o tempo de sorrir, acabamos antecipando o tempo de chorar. Não se precipite. Espere, tenha calma. Há tempo para tudo nessa vida, e com você não é diferente.

"Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Sl 40.1). O sumário do Salmo 40 da versão Almeida Revista e Corrigida (ARC) diz: "Deus ouve alma paciente. A obediência é melhor do que o sacrifício". Seja paciente e Deus vai te ouvir! "É melhor obedecer do que sacrificar". Davi nos revela que ele esperou pacientemente confiando em Deus, então Ele ouviu o seu clamor. O segredo da resposta é a paciência. E, como se libertar da ansiedade?

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). Deus cuida de mim, Deus cuida de você, Deus cuida de nós. E, se Ele cuida de nós, por que se preocupar? Por que ser ansioso? Deus nos deu o privilégio de podermos viver tranquilos por tudo estar em Suas mãos. Mesmo assim, insistimos na ansiedade. Por quê? Lance sobre Deus toda a sua ansiedade porque Ele tem cuidado de você!

Pare de ficar pensando única e exclusivamente naquilo que te preocupa. Preencha seu tempo com outras coisas que te façam feliz! Ore, leia a Bíblia, leia um livro, evangelize, se divirta. Você vai ver que assim é bem melhor.

Adão e Eva, quando encarregados de cuidarem do Jardim do Éden, certo dia, erraram e ocorreu a Queda. Ou seja, o homem sempre errará. A Bíblia diz: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). Deus disse a Adão e Eva para que não comessem do fruto proibido. O outro fruto (da árvore da vida) daria a eles vida eterna! Mas eles não sabiam disso. E também não sabiam concretamente o que era a morte. Então, talvez por isso, agiram por si só, desobedeceram a Deus e o resultado não foi nada bom.

Não tome o mesmo caminho. Não aja por si só, lance toda a sua ansiedade sobre Deus, porque Ele cuida de você. Jesus, ao contrário de Adão e Eva, não errou e morreu por mim e por você, nos dando salvação. Por isso, o que fazer? Seguir o exemplo de Adão e Eva, ou confiar em Jesus, o Todo-Poderoso? Se eu fosse você, escolheria a segunda opção, porque esperar em Deus é o melhor.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Obediência: melhor do que o sacrifício

Por Luiz Armando Quirino

"Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe" (Pv 1.8).

O texto em epígrafe fala sobre a necessidade de se obedecer ao ensino do pai e à doutrina da mãe. A Bíblia adverte, ainda, em 1 Samuel 15.22, que melhor é obedecer do que sacrificar.

Diante de um texto bíblico tão auto-explicativo, a transição da fase infantil para a adolescência é algo que deve ser levado com muita seriedade pelos pais e pelos próprios adolescentes, neste momento em que o adolescente se depara com novas descobertas e, junto com essas novidades, surgem dúvidas que precisam ser esclarecidas pelos próprios pais.

Nesta hora, é necessário que o diálogo entre pais e filhos tenha prioridade na vida familiar. Afinal, é nesta fase da vida que a personalidade do ex-infanto começa a se formar, e nada melhor do que iniciar sua personalidade em obediência aos pais e, sobretudo, aos princípios bíblicos, os quais norteiam nossa maneira de viver, como cristãos e como cidadãos da sociedade da qual fazemos parte.

Recentemente, recebi um e-mail que me fez refletir muito sobre a necessidade da obediência. A história se desenvolve assim: Uma jovem muito bonita estava em seu quarto escolhendo sua melhor roupa, quando sua mãe se aproximou e lhe perguntou: "Aonde você vai, minha filha?" E a jovem respondeu: "A uma festa com meus amigos". A mãe, então, a aconselhou: "Minha filha, você foi criada na igreja, conhece todos os princípios bíblicos... vamos para a igreja, minha filha!" A jovem respondeu: "Mãe, prefiro sair com meus amigos".

De repente, ouve-se a buzina de um carro e a jovem sai toda feliz ao encontro dos vários amigos que lá estavam. Sua mãe se aproximou e disse: "Vai com Deus, minha filha!" E ela respondeu: "Só se Ele for no porta-malas, pois aqui dentro não tem vaga não!" Algumas horas depois, o telefone da casa toca e, para a tristeza daquela família, o carro em que a menina estava sofreu um grave acidente, e todos os ocupantes faleceram. Para a surpresa geral, quando abriram o porta-malas daquele veículo, existiam em seu interior várias caixas de ovos, e nenhum - absolutamente nenhum - ovo havia se quebrado! Deus realmente viajou no porta-malas daquele carro!

Qual é a lição que podemos tirar desse triste episódio? Que, se a filha tivesse obedecido aos conselhos de sua mãe, talvez até hoje estivesse na igreja adorando ao nome do Senhor Jesus. Pensemos nisto e fiquemos com o versículo que se encontra em 1 Samuel 15.22: "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar", e este sacrifício pode custar a liberdade - ou, até mesmo, a vida - do desobediente.

domingo, 5 de julho de 2009

Bem-vindos ao Blog da UNAADELI!

Hoje foi o lançamento do Blog da UNAADELI, em nosso culto de avivamento. Esperamos a visita de vocês todos os dias. Sempre haverá alguma novidade quentinha. Leiam, orem, divulguem e comentem. Votem nas enquetes, deixem recados, vejam os vídeos, fotos e agenda, leiam os artigos. Interajam com os outros adolescentes e a liderança.

Aqui haverá textos, tira-dúvidas, novidades da UNAADELI, conselhos, artigos e muito mais! Enviem recados para o e-mail unaadeli@hotmail.com, e eles serão publicados na seção "Cartas dos adolescentes". Envie-nos por e-mail fotos e vídeos dos trabalhos de sua congregação, e eles serão divulgados na seção "Em destaque". Mande-nos, também, testemunhos, e os publicaremos.

Amanhã mesmo começaremos a publicar textos e o blog sempre estará atualizado. Visite uma, duas, três... 50 vezes por dia! Sempre haverá uma novidade por aqui. Portanto, sejam bem-vindos, voltem sempre (sempre mesmo!) e fiquem à vontade!