segunda-feira, 20 de julho de 2009

Adoração

Por Júlio César Ferreira Leite

No Antigo Testamento, adoração é o ato de se prostrar, reverenciar. Exemplos: "Então, o rei Nabucodonosor caiu sobre o seu rosto, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e perfumes suaves" (Dn 2.46). "Então, inclinou-se aquele varão, e adorou ao SENHOR" (Gn 24.26). Quando eu adoro, estou reconhecendo a soberania de Deus, estou proclamando a Sua grandeza; não apenas de lábios, mas também com a minha vida.

A mulher samaritana estava preocupada sobre onde adorar. Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam ao Pai em espírito e em verdade. Aquela mulher não tinha o caráter de Deus, já havia passado por cinco casamentos; mas bastou um encontro com Jesus para sua vida mudar e ela passar a ser uma proclamadora de Seu reino.

Você também pode ser um verdadeiro adorador! Basta aceitar a Jesus como seu Salvador e obedecer aos Seus estatutos.

O que não é adoração

Ritmo musical – Está relacionado à cultura local. O fato de uma música ser lenta ou ter um estilo ritmado não determina se ela é ou não adoração. (A despeito de que deve haver um bom senso para não secularizarmos o louvor, provocando escândalos, desordem, indecência e mundanização).

Extravagância – Segundo o dicionário Michaelis, extravagância significa: "Qualidade ou aquilo que é extravagante; excentricidade; esquisitice; libertinagem". Mas o adjetivo tem sido usado para definir uma adoração supostamente "espiritual". De acordo com Robert L. Brandt, a palavra adoração denota reverência, temor do Senhor e veneração. Trata-se de uma demonstração de amor. Há como "casar" adoração e extravagância? É claro que essa expressão - em decorrência da secularização de muitas igrejas - é mais do que aceita no meio evangélico, mas gostaria que você refletisse sobre a grande incompatibilidade que há entre os dois elementos.

Ritual – Muitas pessoas acham que o ritual está ligado à verdadeira adoração, mas isso não pode ser verdade, pois o Senhor falou através do profeta Joel (Jl 2.13a): "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus". Rasgar as vestes - se lançar ao chão -, qualquer pessoa pode praticar esta ação. Agora, rasgar o coração é algo profundo e íntimo. O ritual é algo exterior, e muitos o praticam para chamar a atenção dos homens, e não louvar a Deus.

Adoração é de dentro para fora, em espírito e em verdade (Jo 4.23). Tudo que foge dos parâmetros bíblicos não é adoração. Uma pessoa que não obedece aos Seus estatutos é mentirosa, e não adoradora (1 Jo 2.3,4). Que estas palavras possam contribuir para o bem estar de tua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita, que muito nos honra! Que Deus te abençoe.