segunda-feira, 6 de julho de 2009

Obediência: melhor do que o sacrifício

Por Luiz Armando Quirino

"Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe" (Pv 1.8).

O texto em epígrafe fala sobre a necessidade de se obedecer ao ensino do pai e à doutrina da mãe. A Bíblia adverte, ainda, em 1 Samuel 15.22, que melhor é obedecer do que sacrificar.

Diante de um texto bíblico tão auto-explicativo, a transição da fase infantil para a adolescência é algo que deve ser levado com muita seriedade pelos pais e pelos próprios adolescentes, neste momento em que o adolescente se depara com novas descobertas e, junto com essas novidades, surgem dúvidas que precisam ser esclarecidas pelos próprios pais.

Nesta hora, é necessário que o diálogo entre pais e filhos tenha prioridade na vida familiar. Afinal, é nesta fase da vida que a personalidade do ex-infanto começa a se formar, e nada melhor do que iniciar sua personalidade em obediência aos pais e, sobretudo, aos princípios bíblicos, os quais norteiam nossa maneira de viver, como cristãos e como cidadãos da sociedade da qual fazemos parte.

Recentemente, recebi um e-mail que me fez refletir muito sobre a necessidade da obediência. A história se desenvolve assim: Uma jovem muito bonita estava em seu quarto escolhendo sua melhor roupa, quando sua mãe se aproximou e lhe perguntou: "Aonde você vai, minha filha?" E a jovem respondeu: "A uma festa com meus amigos". A mãe, então, a aconselhou: "Minha filha, você foi criada na igreja, conhece todos os princípios bíblicos... vamos para a igreja, minha filha!" A jovem respondeu: "Mãe, prefiro sair com meus amigos".

De repente, ouve-se a buzina de um carro e a jovem sai toda feliz ao encontro dos vários amigos que lá estavam. Sua mãe se aproximou e disse: "Vai com Deus, minha filha!" E ela respondeu: "Só se Ele for no porta-malas, pois aqui dentro não tem vaga não!" Algumas horas depois, o telefone da casa toca e, para a tristeza daquela família, o carro em que a menina estava sofreu um grave acidente, e todos os ocupantes faleceram. Para a surpresa geral, quando abriram o porta-malas daquele veículo, existiam em seu interior várias caixas de ovos, e nenhum - absolutamente nenhum - ovo havia se quebrado! Deus realmente viajou no porta-malas daquele carro!

Qual é a lição que podemos tirar desse triste episódio? Que, se a filha tivesse obedecido aos conselhos de sua mãe, talvez até hoje estivesse na igreja adorando ao nome do Senhor Jesus. Pensemos nisto e fiquemos com o versículo que se encontra em 1 Samuel 15.22: "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar", e este sacrifício pode custar a liberdade - ou, até mesmo, a vida - do desobediente.

Um comentário:

  1. WHOW!Pelo menos André não é igual a algum politico, que promete e não cumpre,rsrs. É muito bom saber que o Pastor Quirino irá nos aconselhar.
    Sobre o assunto, muito triste a historia dessa menina. Situação muito diferente com a da menina Andressa. Realmente, é melhor obedecer do que sacrificar, a desebodiência sempre vêm acompanhada de consequencia. Esse blog, meu Deus!Vai ser um sucesso e vamos ter adolescentes fortes espiritualmente,dedicados à Deus e ganhando almas para Jesus Cristo.
    "SE QUISER FAZER AMANHÃ,TALVEZ NÃO DÊ TEMPO"
    NOSSA PARTE NÓS VAMOS FAZER!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita, que muito nos honra! Que Deus te abençoe.