quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Ficar" ou não, uma questão de caráter cristão


Por Átila Corrêa

Hoje em dia, é comum, nas conversas de adolescentes e jovens não-crentes, a palavra "ficar": "Ah, fiquei com três minas esse final de semana!" Ou, então: "Amiga, fiquei com o gato [não o felino] do meu vizinho!"... Para a sociedade atual, o ficar é encarado naturalmente, e, mesmo alguns adolescentes e jovens cristãos, o veem da mesma maneira. Porém, estes deveriam se afastar dessa prática tão perigosa para sua vida espiritual. Por quê?

Primeiramente, é bom termos em mente que a sociedade atual está irreversivelmente corrompida. É como escreveu o apóstolo João: "[...] todo o mundo está no maligno" (1 Jo 5.19). Portanto, é correto afirmar que, querendo ou não, essa mesma sociedade acaba influenciando o comportamento do indivíduo.

O pastor Ronaldo Fonseca, em seu livro Juventude em Crise, editado pela CPAD, diz que "a sociedade é composta por inteligentes, leigos, bons, maldosos, ricos, pobres, céticos, capazes, etc. Esse conteúdo incompreensível tem deixado jovens cristãos sem saber o que realmente são no contexto da sociedade hodierna. A juventude evangélica tem se mostrado enfraquecida diante das circunstâncias que exigem uma definição de conduta e testemunho, os quais sejam condizentes com os ensinamentos de Cristo" (p. 28). Diante deste quadro, muitos jovens e adolescentes cristãos têm tido dificuldade para suportar as tentações e ter a capacidade de revelarem-se como verdadeiros cristãos, na escola, trabalho, condomínio, etc.

O ficar tem sido um desses problemas enfrentado por esse grupo tão peculiar da Igreja. Ele é um relacionamento rápido, superficial, que não está ligado a compromisso ou continuidade. Nele, responsabilidade não tem vez, pois você pode curtir todo mundo numa boa. Afinal de contas, ninguém é de ninguém! O negócio hoje é "liberdade"! Essa história de namoro sério em casa é coisa do passado!

No ficar, tudo é permitido, e, na maioria das vezes, muitos se entregam às sensações eróticas, resultando em relações sexuais fora do casamento, que têm trazido graves males aos seus praticantes e mesmo à própria sociedade: doenças sexualmente transmissíveis (dentre elas, a AIDS), gravidez na adolescência e fora do casamento... Enfim, essa sociedade moderna tem dado grande ênfase à sexualidade, que tem sido grandemente explorada pela mídia. Satanás, através da moda do ficar, tem feito com que muitos caiam em sua rede, se afastando dos caminhos do Senhor.

Também não há lugar para o respeito no ficar, pois ali há um jogo de interesses egoístas. O pastor Jamiel Lopes diz que "quem 'fica' dificilmente respeita o outro. Pensa apenas em si mesmo e na satisfação dos seus desejos". Ainda segundo ele, "é comum pessoas 'ficarem' em uma festa e, no dia seguinte, ignorar uma a outra. Esses encontros são, na maioria das vezes, seguidos de intimidades. É estranho como alguém pode se entregar às carícias e intimidades com uma pessoa que acabou de conhecer" (Apostila do Encontro GeraçãoJC, p. 2 – grifos nossos).

Outro ponto importante para aqueles que gostam de ficar é que acabam perdendo a confiança. É difícil alguém que passou "de mão em mão" ser procurado para um relacionamento sério. Acabará ficando para o titio ou titia!

Portanto, como você pode observar, a questão do ficar está diretamente ligada ao testemunho cristão. Não é costume antiquado de igreja, nem perseguição de seu pastor! O ficar está totalmente fora dos princípios bíblicos, e quem se deixa levar por seus aparentes atrativos está a satisfazer a vontade da carne, ou em outras palavras, a do próprio Adversário!

Adolescente e jovem cristão, não se curve aos apelos do mundo para que você faça parte do "fica-fica". Fique sim, mas com Jesus! Deixe que te zoem, isto não importa! O que realmente importa é agradar a Jesus (Gl 1.10; Cl 3.23). Não se deixe influenciar por essas práticas, mas procure a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1,2).

No demais, não tenha pressa. Ore, coloque suas necessidades nas mãos do Senhor e Ele estará preparando a moça ou o rapaz certo, sob medida para um relacionamento sério e eventual casamento. Não precisa ficar "degustando" aqui e acolá. Uma hora isso pode te dar uma baita indigestão espiritual! Espere em Deus (cf. Sl 40; Ec 3.1). Ele tem preparado grandes bênçãos para os Seus filhos, uma delas é o casamento. Sobre ele falaremos no próximo artigo. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita, que muito nos honra! Que Deus te abençoe.