quinta-feira, 30 de julho de 2009

Decisão, difícil tarefa para o cristão

Por Carla Barbosa Santos

De alguma forma, muitas pessoas (para não dizer todas) encontram algumas dificuldades em viver a vida humana. Decidir o que fazer com a própria vida é uma dessas preocupações.

Como ser humano, temos que ter habilidades para sobreviver, que exige de nós grandes esforços diários, pois não é nada fácil acordar, escovar os dentes, tomar banho, vestir, calçar, pentear, perfumar, alimentar, trabalhar, estudar e todas outras atividades que dia a dia temos que praticar. Esta é uma das partes que nos cabe como pessoas que têm a necessidade de viver no mundo.

Uma outra parte que temos que vencer dia após dia são os nossos medos e tantos outros sentimentos que nos afligem a alma. Mas, para isso, contamos com uma ajuda do próprio Jesus, ao nos deixar uma palavra de motivação em João 16.33b, que diz: “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Até aqui estamos falando de pessoas como eu e você que habitam no mundo e que em alguns momentos vivem dias difíceis, mas que têm coragem para alcançar a vitória através de Cristo Jesus.

Mas, e quando nos faltam forças para lutar? E o que fazer quando a tristeza, a mágoa, a preocupação, a solidão, o desprezo, os problemas financeiros, emocionais e familiares nos atormentam? O que fazer quando estou indeciso? Qual a profissão curso, namorada (o)… Enfim, que escolha devo fazer quando tenho que optar por uma coisa dentre tantas outras?

A Bíblia nos apresenta algumas orientações para fazermos escolhas eficazes, principalmente aquelas mais complicadas. Digo “complicadas” porque não são fáceis e muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que fazer para agir corretamente. E, infelizmente, se algumas vezes não estivermos atentos, vigilantes, “ligados”, acabamos por optar pela mais desastrosa e consequentemente colher os frutos resultantes desta escolha.

Imagine por exemplo que, certo dia, temos a oportunidade de encontrar aquele alguém que há muito tempo estamos muito, muito “afim”, que é super interessante e que nos “enche os olhos”. Um lindo dia, daqueles que parece que tudo está sendo perfeito, esta pessoa nos faz uma proposta que está fora do que a Bíblia nos ensina. E aí, o que fazer? Fugir? Dizer não? Dizer sim? Pagar para ver?

Temos muitas opções para agir no momento de uma escolha difícil como esta, só que há versículos bíblicos que nos dão uns “toques” muito especiais. Um deles nos diz em 1 Tessalonicenses 5.21,22: “julgai todas as coisas. Retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal”.

Utilizando este versículo para responder às perguntas do exemplo acima, podemos afirmar que você é responsável por suas escolhas diante de Deus. Então, olhou para “aquela pessoa” e julgou que a proposta saiu fora “um pouquinho ou um poucão” do que você leu, estudou, ouviu, cantou (para Deus, para Jesus e para o Espírito Santo), olhe bem para a pessoa e nestes segundos que antecedem a sua resposta, dê a você muito valor! Afinal de contas, não é por acaso que “aquela pessoa” te procurou e fez a proposta! Após “se achar um pouquinho”, a melhor escolha é se conter.

Diga NÃO a toda proposta que não está em acordo com a Palavra de Deus. Sabendo que você é muito valioso e dentro de você habita o Espírito Santo de Deus. E responda sempre “SIM” à pergunta que a Bíblia nos faz em 1 Corintios 3.16: “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Para ter certeza do que é bom e mau, temos que nos dedicar dia a dia. Buscar a presença de Deus e conhecer a Sua Palavra. Pois só temos como decidir por escolhas funcionais, quando decidimos primeiro entregar a nossa vida por completo a Deus, aceitando o seu filho Jesus como nosso Salvador e Senhor. Também, quando oramos pedindo a Deus que nos oriente ao tomar uma decisão.

De igual forma, quando estudamos e meditamos na Palavra de Deus, tudo o que Ele diz ao nosso respeito. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).

Desejo assim que você e eu cresçamos em graça, conhecimento e amor. Escolhendo sempre o que é bom, lembrando que podemos fazer todas as coisas, mas tem algumas que é melhor nem pensar em fazer.

1 Coríntios 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.

1 Coríntios 10.23: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.

Que Deus nos abençoe na graça e na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Que Ele nos dê sabedoria para escolher, decidir, comportar e pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita, que muito nos honra! Que Deus te abençoe.