terça-feira, 7 de julho de 2009

Esperar em Deus é o melhor


Por André Gomes Quirino

"Que demora!", "Por que esperar tanto?", "Estou cansado de esperar!", "Meu Deus, até quando?", "Minha paciência está acabando!", "Vou chorar, estou ansioso!"... Você já disse ou pensou alguma dessas frases? Com certeza, já, não é? Tudo aquilo que queremos, queremos para já! Nós oramos: "Senhor, faça a Tua vontade", e simplesmente esquecemos disto. Porque a vontade de Deus inclui o tempo de Deus. Aí é que está: Esperar! Que palavrinha difícil...

É difícil esperar, não é? A adolescência é uma fase marcada pela ansiedade. Para passar todo esse nervosismo, vamos procurar, então, ajuda na Bíblia, a Palavra de Deus. Então, nos deparamos com 2 Pedro 3.8: "Um dia para o Senhor é como mil anos e, mil anos, como um dia". A reação imediata ao ler isso é clamar: "Misericórdia!" Fomos ler a Bíblia para encontrar consolo e nos deparamos com uma palavra dessa? Isso quer dizer, então, que o que estamos esperando vai demoraaaaaar? Talvez.

Deus tem o tempo certo para agir, Ele sabe a consequência de tudo. Então, Ele sabe o que vai acontecer se fizer com que o que você tanto espera seja concretizado hoje. Talvez, o resultado não seja bom. Por isso, Ele resolve adiar um pouco. Talvez, Ele está testando sua fé e melhorando-a. Mas Ele não nos faz passar por situações que não possamos suportar (é a Bíblia que diz isto!) Por isso, antes de dizer: "Eu não aguento mais", lembre-se que você aguenta sim. Só mais um pouquinho. Não importa se, no seu ponto-de-vista, vai demorar ou ser rápido, Deus tem o tempo certo para agir. E o tempo dEle é o melhor. Nosso relógio humano costuma estar adiantado, mas o Deus está sempre na hora certa.

Aquilo que julgamos que poderia ser feito em um dia, Deus pode fazer em "mil anos" e aquilo que julgamos que poderia ser feito em "mil anos", Deus pode fazer em um dia. Deus tem o tempo certo para agir. Tudo bem. Entender isso é fácil, o difícil é colocar isso na cabeça e não ficar ansioso, não é? Afinal de contas, por que esperar e como não ficar ansioso?

Quando não ficamos ansiosos, o tempo passa mais rápido. Na ânsia de obter algo, o tempo parece que não passa. Mas, na tranquilidade devido à confiança de que tudo vai dar certo, o tempo parece que voa. "Tudo tem o seu tempo", diz a Bíblia (Ec 3.1a). E ela ainda completa: "[...] e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz" (vv. 1-8). Às vezes, desejando o tempo de sorrir, acabamos antecipando o tempo de chorar. Não se precipite. Espere, tenha calma. Há tempo para tudo nessa vida, e com você não é diferente.

"Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Sl 40.1). O sumário do Salmo 40 da versão Almeida Revista e Corrigida (ARC) diz: "Deus ouve alma paciente. A obediência é melhor do que o sacrifício". Seja paciente e Deus vai te ouvir! "É melhor obedecer do que sacrificar". Davi nos revela que ele esperou pacientemente confiando em Deus, então Ele ouviu o seu clamor. O segredo da resposta é a paciência. E, como se libertar da ansiedade?

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). Deus cuida de mim, Deus cuida de você, Deus cuida de nós. E, se Ele cuida de nós, por que se preocupar? Por que ser ansioso? Deus nos deu o privilégio de podermos viver tranquilos por tudo estar em Suas mãos. Mesmo assim, insistimos na ansiedade. Por quê? Lance sobre Deus toda a sua ansiedade porque Ele tem cuidado de você!

Pare de ficar pensando única e exclusivamente naquilo que te preocupa. Preencha seu tempo com outras coisas que te façam feliz! Ore, leia a Bíblia, leia um livro, evangelize, se divirta. Você vai ver que assim é bem melhor.

Adão e Eva, quando encarregados de cuidarem do Jardim do Éden, certo dia, erraram e ocorreu a Queda. Ou seja, o homem sempre errará. A Bíblia diz: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). Deus disse a Adão e Eva para que não comessem do fruto proibido. O outro fruto (da árvore da vida) daria a eles vida eterna! Mas eles não sabiam disso. E também não sabiam concretamente o que era a morte. Então, talvez por isso, agiram por si só, desobedeceram a Deus e o resultado não foi nada bom.

Não tome o mesmo caminho. Não aja por si só, lance toda a sua ansiedade sobre Deus, porque Ele cuida de você. Jesus, ao contrário de Adão e Eva, não errou e morreu por mim e por você, nos dando salvação. Por isso, o que fazer? Seguir o exemplo de Adão e Eva, ou confiar em Jesus, o Todo-Poderoso? Se eu fosse você, escolheria a segunda opção, porque esperar em Deus é o melhor.

2 comentários:

  1. add eu ai no msn bjs sou evangelica sou de sao manuel sp apaz do senhor fika cum Deus
    miriam_ferreirasmlopes@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita, que muito nos honra! Que Deus te abençoe.